SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fingindo o orgasmo.

Pesquisas recentes revelam 50% das mulheres já fingiram um orgasmo. No Brasil, os números são do Datafolha, segundo levantamento divulgado em 2010. Para especialistas, o número real pode ser ainda maior. “Uma boa parte das mulheres – pelo menos uma vez na vida – já fingiu. Isso é fato se você considerar que 30% das brasileiras nunca chegaram ao orgasmo”, aponta Carla Cecarello, sexóloga fundadora da Associação Brasileira de Sexualidade (ABS) e coordenadora do Projeto AmbSex (Ambulatório de Sexualidade). Para ela, a mulher deixa aflorar um lado materno na relação sexual: “Fingem como uma forma de proteger o parceiro ou se sentem envergonhadas”, diz ela.


Uma encenação ocasional não é problema, segundo Nelson Gonçalves, ginecologista e sexólogo, chefe da clínica de sexologia da Santa Casa de São Paulo. “Às vezes a pessoa finge uma vez para resolver uma situação, porque está cansada ou não viu alternativa. Fingir sistematicamente é que é um problema”, alerta o especialista. Nesses casos é preciso investigar quais os motivos psicológicos ou físicos que estão impedindo o gozo. Para o ginecologista, é possível que as mulheres finjam mais em alguns períodos ou momentos de vida.


Os dois especialistas concordam que dizer a verdade é o melhor caminho não só para a relação, mas para a mulher. “O orgasmo deveria ser exposto quando acontece e quando não acontece. E se não está querendo sexo, melhor falar e não transar”, diz Carla. Segundo ela, as mulheres acham que precisam estar sempre disponíveis para o parceiro, o que leva ao sexo sem vontade em alguns momentos. Ou seja, em vez de falar a verdade, muitas mulheres arrumam uma falsa dor de cabeça ou um falso orgasmo.

Para Nelson Gonçalves, o orgasmo é muito enfatizado socialmente e, embora seja uma descarga energética positiva, não é absolutamente necessária para que o sexo tenha sido bom.

 “O importante é sair satisfeito dos encontros sexuais, se sentindo bem. Por outro lado, quem nunca tem orgasmos pode ficar insatisfeito, porque nascemos com essa capacidade sexual”, explica.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...