Ao contrário do conceito do mundo de que o amor verdadeiramente EMOCIONANTE se encontra fora dos limites do casamento, as Escrituras deixam claro que a segurança fornecida por um relacionamento conjugal exclusivo e vitalício ( por toda a vida) é justamente o que permite a satisfação e realização sexual tanto do homem quanto da mulher. Libertos do egocentrismo do pecado e do desejo de manipular o cônjuge com uma atitude de total desprendimento e, portanto, podem desfrutar um ao outro sem medo de rejeição, abuso ou dominação.
O amor conjugal revela-se,desse modo, como realização do sonho de todos homem e mulher, mas não passa de ilusão para aqueles que não foram renovados e transformados pelo Espírito Santo mediante o arrependimento e fé em Cristo ( editado do Livro Deus,casamento e família reconstruindo o fundamento bíblico, de Andreas J.Kostenberger com DAvid W.Jones, editora Vida Nova).
Acreditamos que o melhor marido e melhor esposa que se possa imaginar são aqueles que já tiveram uma experiência de renovação e transformação pelo Espírito de Deus. Um marido bíblico, uma esposa bíblica, desfrutam um do outro, do amor em todas as suas nuances, do companheirismo e proteção mútua, sem a menor barreira, sem a necessidade de se andar com um pé atrás ou algum tipo de reservas.
Estamos chegando ao final do ano e é um momento oportuno de refletirmos o que desejamos para o ano vindouro, eu , particularmente quero amadurecer como um marido bíblico, quero desfrutar e também oferecer a minha esposa o melhor que se possa viver em um relacionamento, e que nós dois possamos dizer um ao outro: " Eu sou do meu amado e os desejos dele são por mim".