SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Cristianismo, violência contra a mulher e o divórcio.

O divórcio e a violência contra a mulher.

Temos visto as últimas estatísticas anunciadas pela mídia, e elas dão conta de que uma em cada três mulheres sofreram ou ainda sofrerão algum tipo de violência praticada por homens.
Essa violência pode ser física, psicológica ou sexual. E daí vem a seguinte questão:

Considerando que as mulheres cristãs também fazem parte dessa estatística cruel, qual deve ser a postura de uma cristã que esteja sendo vítima de um marido violento?...(clique abaixo )


A Bíblia fala sobre o divórcio como uma alternativa extrema, para aqueles casos onde embora tenha sido tentado, não foi possível o perdão e a convivência a dois. E os pensadores bíblicos em sua maioria crê na legitimidade do divórcio em dois casos, adultério e o abandono do crente pelo não crente, quando então se estaria em condições de contrair um novo casamento. E no caso de violência, como ficaria essa mulher vitimada pelo marido violento?

Quero me reportar a algo que tem me chamado a atenção. Em Malaquias  2.16 está o texto onde fala que Deus odeia o divórcio, isso todo crente conhece. Mas o que me causa intriga é que no mesmo versículo , na sua parte b, diz que Deus odeia aquele que se veste de violência como se veste de roupa a cada dia, ou seja, o homem constantemente violento dentro da relação. O que causa estranheza e a forma como esse verso, a parte b,  é descartada pelos nossos líderes espirituais. Porque será que isso acontece? Vejamos o texto:

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, e "o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis. Malaquias 2:16.

Veja que nesse texto, o assunto é o divórcio, a infidelidade e a violência conjugal de um modo mais particularizado.  Tenho recebido pedidos de aconselhamentos de cristãs que estão sofrendo violência , física e psicológica, e em número menor, sexual, praticada pelos seus maridos. Essas cristãs relatam que  consultaram seus pastores e receberam deles a notícia para orar mais, e aguentar firme ali dentro de casa, pois Deus odeia a divórcio. E o assunto morre aí.

Não quero aqui ser um promotor do divórcio, fazer apologia, nada disso, mas sim, quero levar o leitor cristão a pensar sobre o assunto, de modo que tenha uma opinião mais embasada, e que ensine a as filhas da igreja, que discutam isso nos encontros de casais, e também falem com a geração futura sobre o tema. Algo tem que ser feito, é preciso ensinar aos cristãos, é preciso tirar essa mancha no Corpo de Cristo.

Um dia, em conversa com um pastor amigo, disse-lhe  que não aceito ver isso acontecendo e não vejo o dever da mulher em permanecer nessa condição de vítima até que as coisas melhorem. E o amigo me repreendeu dizendo que a violência não estaria dentro das situações que  justificaria o divórcio, que é o adultério e o abandono. Foi quando me reportei ao texto de Malaquias 2.16 que diz que Deus odeia o divorcio com a mesma intensidade que odeia o violência dentro da relação. A nossa conversa não prosperou, não nos entendemos. Passados alguns dias, sua filha foi duramente espancada pelo marido, então, diante da situação real, vendo  sua filha toda machucada no rosto, com hematomas por todo o corpo, não teve dúvidas, trouxe a filha para casa até que a situação se resolveu na base do dialogo e mudanças de comportamento. E ele estava disposto a orientar a filha ao divórcio caso não tivesse uma solução melhor.

Tenho falado para minhas filhas, solteiras, que elas não foram criadas para apanharem de marmanjos que sob um manto de cristandade tentam levar a vida sem refletir  o verdadeiro cristianismo dentro de casa.
Peço aos nossos líderes espirituais que não sejam ingênuos achando que dentro de suas congregações a violência não ocorre, pois na verdade, ela está presente no meio cristão, apenas não é notificada.

E a mulher espancada, violentada emocionalmente, sexualmente agredida, digo, coloque-se diante de Deus, peça que faça justiça, e depois de analisado o caso pessoal, afaste-se do agressor até que mude o comportamento ajustando sua conduta. Aguarde em Deus, Ele virá com juízo. Persistindo a violência ou a ameaça, tome iniciativa do divórcio.

Guarde este Salmo: 

"No Senhor me refugio. Como então vocês podem dizer-me: "Fuja como um pássaro para os montes"?
Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.
Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?
O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.
Sobre os ímpios ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente; vento ressecante é o que terão.
Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.

Salmos 11:1-7


Pastor Ismael Roselei de Carvalho, palestrante para casais, Ministério Casados em Cristo.



3 comentários:

Pérola Santos disse...

Bom dia, esse texto realmente é verdadeiro..eu vivi por dois anos e meio uma luta terrivel com meu ex-marido, sofri violencia psicologica e verbal, so nao sofri violencia fisica por que nao me dobrei pois se eu deixasse ele me pisava. Mas sempre recebi a palavra de perserverar e continuar lutando e enquanto isso via minha vida e minha alegria se esvaindo com minhas lagrimas diarias, eu estava muito infeliz, mas ele se dizia cristao e sempre me jogava na cara que a mulher crista deve ser virtuosa, ou seja, ouvir sem reclamar e aceitar tudo. Ate que no ultimo mes descobri uma traicao dele e pedi o divorcio! foi o dia que senti mais alivio na minha vida. sei que deveria ter pedido a mais tempo, mas todos eu digo todos me diziam para perserverar, ate ele em momentos de lucidez me dizia isso. Mas DEUS nao nos quer sofrendo desse jeito, sendo humilhadas, massacradas, feridas e pisadas. e hoje sou livre vivo minha vida, durmo sem pesadelos e posso respirar sem medo de incomodar.

Anônimo disse...

Quero parabenizar o pastor por escrever sobre um tema que a maioria dos pastores não querem tocar , no meu caso me deixou aliviada saber que temos este versiculo para nos esclarecer pois e muito fácil carregar uma biblia mas seguir e viver o evangelho e que são elas 1 timoteo 5 :8 fala de como alguem que não cuidada da sua casa vai cuidar das coisas do senhor ,se trata mulher e filhos de forma violenta tanto psicologicamente ,usando a biblia para abusar de uma autoridade dada por Deus como vai cuidar das coisas santas com mãos machadas de sangue de violencia se o casamento e instituído por Deus ,a falta de testemunho tem afastado pessoas da igreja por não viver uma verdadeira transformacao e conversão sabemos que somos falhos mas que a misericórdia do senhor nos cerca peço forças ao senhor todos os dias , meu marido me agrediu com uma biblia no rosto mas sei que o senhor não se deixa escarnecer e confio muito na sua justiça ,não fui na delegacia desta vez mas não haverá proxima

Anônimo disse...

Quero parabenizar o pastor por escrever sobre um tema que a maioria dos pastores não querem tocar , no meu caso me deixou aliviada saber que temos este versiculo para nos esclarecer pois e muito fácil carregar uma biblia mas seguir e viver o evangelho e que são elas 1 timoteo 5 :8 fala de como alguem que não cuidada da sua casa vai cuidar das coisas do senhor ,se trata mulher e filhos de forma violenta tanto psicologicamente ,usando a biblia para abusar de uma autoridade dada por Deus como vai cuidar das coisas santas com mãos machadas de sangue de violencia se o casamento e instituído por Deus ,a falta de testemunho tem afastado pessoas da igreja por não viver uma verdadeira transformacao e conversão sabemos que somos falhos mas que a misericórdia do senhor nos cerca peço forças ao senhor todos os dias , meu marido me agrediu com uma biblia no rosto mas sei que o senhor não se deixa escarnecer e confio muito na sua justiça ,não fui na delegacia desta vez mas não haverá proxima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...