SEGUIDORES

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Não deixe o afastamento conjugal tomar conta de seu relacionamento.


Lendo um pouco sobre a questão da intimidade versus afastamento dentro do casamento, resolvi compartilhar com vocês algumas coisas importantes. É certo que alguns comportamentos aproximam mais e mais, e outros afastam e, por vezes, o afastamento os levam para longe a ponto de não haver mais interesse em voltar. Em afastamentos, seja ele emocional ou físico, um dos perigos é o chamado intruso que parece que está sempre  a rodear esperando uma brecha para entrar e destruir famílias bonitas. Os intrusos são muitos, o amante, a amante, a internet, o vicio, o jogo, o trabalho, o silêncio, etc.
É interessante que todos experimentamos ciclos diferentes num relacionamento. Há períodos curtos de tempos, ou não, no qual um casal passa bastante tempo junto e é bom, eles tem intimidade e sentem prazer um do lado do outro, mesmo que não estejam envolvidos em nenhuma realização ou evento extraordinário, simplesmente estão juntos, quem sabe dentro de casa mesmo. Nesse caso, pode estar havendo sexo, muito sexo ou nada de sexo, mas de qualquer forma, a presença do outro alegra a vida, há prazer nisso, eles querem estar ali, e perceber a presença do outro já faz um bem enorme.
Porém alguma coisa acontece e quebra aquele ciclo de intimidade, quem sabe uma pequena crise, um desentendimento por questões menores, mas o certo é que quebra uma sequência de intimidade. Caso eles percebam a tempo e  conversem  a respeito, corrijam posturas,  se perdoem , o ciclo de intimidade retoma e fica bom de novo. Caso  contrário,  uma ferida foi aberta e as “bactérias” emocionais chegam. Pensamentos começam a fluir negativamente, a imaginação  pinta quadros ruins, a desconfiança, a cara amarrada, falta de vontade de ficar por perto, e assim  a intimidade já não é mais a mesma, eles estão se afastando.
Dizem os estudiosos que existem quatro coisas que garantem satisfação conjugal  e outras quatro que promovem o afastamento, vejamos:

Garantem satisfação: Acolhimento, afeto, confiança e estabilidade emocional.

Afasta pessoas: Postura negativa, desequilíbrio emocional, falta de comunicação e alto índice de conflitos.

Com base nessas informações, podemos analisar a quantas anda o nosso relacionamento e ainda, diagnosticar onde está o problema e o que pode e deve ser feito para resolver. 

Considerem  a presença das coisas que afastam e veja o seu peso sobre a vida de vocês. 

Também pensem sobre aquilo que pode aproximá-los e despertar o desejo pela intimidade, a alegria de estar junto e se pertencer. 
O importante é que ao menor sinal de afastamento é hora de aguçar a sensibilidade para descobrir o que se passa e corrigir a tempo.Não se afaste demais de seu cônjuge, esse é o recado pretendido por este artigo. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...