SEGUIDORES

quinta-feira, 14 de maio de 2009

CASAMENTO NÃO É O SEPULTAMENTO DA NOSSA INDIVIDUALIDADE

Por Josué Gonçalves

Individualidade e mutualidade.

Individualidade – respeito consigo mesmo.

Mutualidade – respeito com os outros.

O equilíbrio entre individualidade e mutualidade é um desafio permanente na vida de um casal (liberdade e compromisso).

Isto porque é difícil construir uma relação em que os aspectos saudáveis de cada um se completam, onde um e outro possam ser o que são, coexistindo duas individualidades numa parceria.
Carl A. Whitakar, diz que: “quanto mais você é livre para ficar com os outros, especialmente com o seu cônjuge, mais você se sente livre consigo mesmo”. A questão é: Qual é o grau de liberdade e independência necessário para que a relação continue viva e abrigue possibilidades de desenvolvimento pessoal?

Verdades que todo casal precisa saber sobre individualidade e mutualidade:

1-Deus criou o homem carente de relacionamento, com ânsia de se juntar e não passar a vida sozinho (Gn 2.18; Ec 4.9-13).

2-Casamento não é uma chamada para o encarceramento, prisão ou escravidão, no sentido de perda total de liberdade e de individualidade. A unidade do casal não pode ser doentia. No amor não há sentimento de possessividade.

3-Se uma pessoa é dominadora (possessiva) e tolhe a liberdade do parceiro, o companheirismo deixa de existir. À medida que o amor cresce, também crescem a liberdade, a responsabilidade e o próprio amor.

4-O equilíbrio entre a proximidade e a liberdade de cada indivíduo é uma das características mais importantes da completude.

5-Casamento problemático é aquele em que uma das partes enxerga as horas de separação, a individualidade e o espaço como ameaças. Para essa pessoa, a individualidade significa falta de amor e descaso. Ela só se sente amada quando está ao lado do outro.

6-O casal deve estar atento para o perigo de usar a liberdade de modo destrutivo. Adão e Eva usaram a liberdade para pecar contra Deus. O apostolo Paulo fala sobre isso: “ Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outro mediante o amor. Toda a Lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. (Gl 5.13,14).
7-Não podemos usar nossa liberdade para satisfazer nosso egocentrismo.

8-Cada casal deve encontrar um grau de individualidade com sabedoria para que nenhum dos dois sofra.

9-A Bíblia diz: “Ame o próximo como você ama a si mesmo” (Mc. 12.33). Ao exercer a sua individualidade, não deixe de ver como a sua liberdade está afetando a pessoa que você ama. Você gostaria de ser tratado com desrespeito? Lembre-se, respeito gera respeito!

www.familiaegraca.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Deus criou o homem carente de relacionamento, com ânsia de se juntar e não passar a vida sozinho (Gn 2.18; Ec 4.9-13).Está errado. Deus não criou o homem pensando em sua carência e a necessidade de se ter uma mulher. Não havia uma necessidade e sim, uma decisao, um desejo de Deus, estava escrito no destino de Deus. Ele por si só, iniciou o que queria completo: a família, mas para isso, era preciso existir tanto o homem quanto a mulher para procriar. Ele não criou a mulher para satisfazer o homem, e vice-versa. Teriam satisfações sim, mas a prioridade foi a criaçao para adorarem a Deus. As pessoas que existem desde a época da criaçao e evolução do mundo, acreditam na história. Mas é preciso estar sempre atento, pois, até que ponto, quem escreveu a história, poderia usar e inventar de suas próprias palavras.É por causa disso, que muitos de nós seguimos a vida, baseada na história, verdadeira ou enganosa. É preciso pedir muito a Deus para nos iluminar, ele sim é um espírito denominado luz, esperança e verdade. E a verdade sempre aparecerá.

Anônimo disse...

Estou casado à um ano e oito meses e nos foi dado(para minha esposa e eu) a missão, em minha congregação, de coordenarmos a rede da família. Portanto toda palavra, artigo, documentário, estudo, pregação etc. relacionado a família é sempre útil para nós e esse estudo só veio acrescentar. Muito obrigado Pr. Ismael e Pra. Cleire

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...