SEGUIDORES

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Você tem ciúme doentio? Veja essas dicas.

Por Pr Ismael Roselei de Carvalho, Casados em Cristo.

Veremos neste post algumas atitudes que podem ajudar no controle do ciúme.
Vamos, primeiramente, ver quais são os níveis de ciúmes para que você possa se posicionar nessa questão:

Ciúme excessivo. Quando se manifesta de forma crônica, com estresse ou depressão. Nem o parceiro dando provas de sua fidelidade a situação se resolve.Pode indicar necessidade de um especialista, nesse caso, um psiquiatra.

Ciúme intenso. Embora seja muito forte, a pessoa consegue se controlar. É caso de conversar com o parceiro e buscar aconselhamento.

Ciúme moderado. É o mais comum. Aparece como uma reação à ameaça de um possível rival. Mesmo sendo moderado, ao invés de proteger pode destruir a relação.

Ciúme positivo.Quando o ciumento aceita a verdade de que seu parceiro tem direito a uma certa independência e pode viver sua liberdade, obviamente, com responsabilidade. Este ciume pode ter um lado positivo, é capaz de levar o ciumento a cuidar  melhor do parceiro, inclusive pode aquecer o relacionamento.

Agora sim, vamos ver o que é possível fazer para buscar o controle do ciúme. Os passos propostos são os seguintes:

O ciumento deve admitir que tem um problema.

Se alguém admite estar sofrendo com o ciumes já é uma boa notícia, pois é o primeiro passo para a solução. Sem isso não se tem como chegar a um controle deste sentimento. A dificuldade é que a maioria dos ciumentos "patológicos" não admitem e sempre transferem para o outro a culpa. E admitir por si só não resolve, é preciso partir para a ação concreta, estar disposto a encarar a situação.

Buscar ajuda.

Depois de admitir o problema, agora é buscar ajuda. Dependendo do nível de ciúme, pode ser necessário ajuda médica, no caso um psiquiatra, e medicação ( estabilizadores de humor e neurolépticos). Nos casos menos intenso, um conselheiro pode ajudar e muito.As fontes de ajudas são: A fé, a medicina, e o conhecimento.

Falar sobre o assunto com o cônjuge.

Geralmente o ciumento tem dificuldade de falar sobre este assunto e então se fecha, é quando pode manifestar doenças emocionais, pois o sofrimento é grande. Quando ele se abre com o parceiro sobre este sentimento se sente mais alíviado  e melhora compreensão por parte do outro, que pode se engajar na luta contra o ciúme ao invés de ficar com raiva ou desistir da relação.

Colocar-se no lugar do outro.

Sempre que nos colocamos no lugar do outro a nossa visão do problema tende a mudar. O ciumento colocando-se no lugar do seu parceiro, irá se aperceber que está provocando danos emocionais terríveis e que pode inclusive estar empurrando a relação ladeira abaixo. É difícil encontrar um ciumento que consiga fazer assim, mas com jeitinho, bom papo, é possível conduzir o ciumento para que compreenda o tormento em que está transformando a vida do outro. E por outro lado, a vitima do ciumento, quando se coloca no lugar dele pode  entender melhor o seu sofrimento também.

Respeitar a liberdade, os sentimentos e as diferenças do outro.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. Lc 6:31

Essa é uma premissa que os ciumentos não respeitam, têm um sentimento de posse da pessoa amada e o medo de perdê-la faz com que não respeitem esta ética. Não se pode robotizar pessoas, nem mesmo Deus se permitiu fazer isso conosco. Somos  livres para escolher o que queremos da vida, inclusive, para cometer erros se assim o quisermos.É claro que os nossos atos geram consequências para o bem ou para o mal.

Melhorar a auto estima.

Uma senhora comenta que quando ela está de bem com a vida, sem sentindo bonita, feliz mesmo, o seu ciume diminui muito, porque ela se sente fortalecida, bela o suficiente para encarar qualquer rival que apareça pela frente, mas quando está com a autoestima baixa, então, o seu ciume se torna obsessivo.
Então, fique bem , elimine da sua vida aquilo que tem te põe para baixo. Faça dieta, pratique esportes, diminua o peso, se alegre, se aceite. Se é um homem, repense seus valores de homem, sua capacidade de prover e proteger e suas realizações, descubra-se como alguém que tem valores, aceite suas limitações, ninguém é super homem ou completo em si mesmo.

Não ser dependente de pessoas.

Muitas vezes a pessoa ama excessivamente, e esse amor leva a pessoa a se tornar dependente da outra. Elas dizem: " Sem ele eu morro, não consigo mais viver, minha vida acaba".

Tenho como receita para minha vida pessoal que,  as pessoas contribuem para o meu bem estar, então preciso amá-las e ser amado por elas,  mas não posso entregar na mãos delas o meu destino, elas não podem determinar  a minha felicidade ou infelicidade. A minha dependência está Naquele que pode realmente me fazer feliz.Ele disse:

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lc 10:27.

Ele estava  nos ensinando com que medida devemos amar. Amar a Deus acima de tudo, acima do marido, da esposa, dos filhos, dos pais, e amar aos outros como a mim mesmo. O amor tem que ter seus limites também. Eu não posso amar mais o outro do que a mim mesmo.
Ama mais a criatura do que o Criador, é idolatrar o outro. E quando é assim, as coisas começam a dar errado, o ciúme é um desses erros.
Não coloque o cônjuge acima de Deus porque ele não é Deus, não faça dele um objeto de adoração, entenda que ele é um ser livre e que o seu amor lhe pertence, mas não a sua vida.
Outra coisa, precisamos ter sempre em conta que a possibilidade de perder alguém que amamos é real. Claro que não queremos, mas temos que trabalhar isso na nossa mente, todos passamos por perdas de pessoas queridas. E a vida vai continuar de um jeito ou de outro e somos nós que escolheremos como queremos viver, se chorando para o resto de nossos dias , ou aceitando o consolo e voltando para a corrida.

Ter a confiança como base de um relacionamento.

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Tt 1:15

É assim que deve ser o relacionamento, acreditando sempre na pureza do outro, na sua honestidade, fazendo disso uma premissa, um ponto de partida. O ciumento é esta pessoa de que fala o versículo acima, pois desconfia de tudo e de todos e nada é puro aos seus olhos. Na verdade os seus  olhos estão contaminados e não podem ver o que é real.

O profeta Zacarias  fala que as mentiras e o pensar mal do outros traz a ausência de paz para dentro de casa. Paulo diz que quem ama não suspeita mal, e mais, fala que não deve haver entre os filhos de Deus dissensões e invejas.

Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o SENHOR.(Zc 8:16,17)


Creio que não há que se falar em ser cristão se a relação conjugal tem como base a desconfiança. Acredito que o ciúme bem administrado tem o condão de proteger o relacionamento, não passa  dos limites, pois  se isso acontecer é sinal de desconfiança  e sobre está base não se constrói relacionamentos.

Confiar a Deus a guarda do seu cônjuge.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Sl 127:1

Uma pessoa pode construir um bom relacionamento, mas é Deus quem vai lhe dar graça para fazê-lo.
Penso o seguinte, vou estar observando as coisas que estão se sucedendo ao meu cônjuge, fazendo como Jesus disse: “orai e vigiai”, mas sabendo que o que os meus olhos vêm e a minha mente concebe, nem sempre é a realidade dos fatos.
Sei  que não posso vigiar o meu cônjuge 24 horas por dia, primeiro porque não é necessário e não é justo, e segundo porque é impossível, assim coloco a vida dele nas mãos de Deus para que Ele o proteja.
Gosto da história de Abraão e Sara no capitulo vinte de Gênesis, onde ele tentou proteger-se e a sua mulher com uma mentira, mas fracassou e um rei acabou levando-a para si, mas quando pensava em transar com ela, Deus interveio e mandou que ele devolvesse aquela mulher ao seu marido porque era casada com um servo do Senhor. Será que você tem fé para crer que Deus cuida do seu cônjuge também?
Afirmo que Deus  protege muito mais um cônjuge do que qualquer outro ser humano.

Contabilizar todas as suas suspeitas que não deram em nada.

Isso deve ser feito pelo próprio ciumento. Caso queira pode até registrar os eventos. A todo instante ele pensa mal do outro, então, quando isso acontecer, ele deve escrever a desconfiança e esperar para ver no que vai dar, se a suspeita era fundada ou não. Se fizer isso,  irá descobrir que estava errado, não havia motivos para ter desconfiado. Isso servirá para apoiar pensamentos futuros e se arrepender de todos eles.

Entender que saúde relacional é uma necessidade humana.

Precisamos de relacionamento para viver.E como marido ou esposa faremos o nosso melhor para ser uma companhia agradável , mas por melhor que um cônjuge seja, não será suficiente. Outros relacionamentos serão necessários. Um ser humano precisa   viver junto de outras pessoas., ouvir e ser ouvido. As pessoas tem uma família de origem, pais e mães, têm amigos, tem um história, conheceram gente, e não se pode impedir isso por conta de um sentimento mesquinho e controlador.
Quando alguém é impedido de ter amizades e de  se relacionar com outras pessoas, ela adoece emocionalmente. Eu  não consigo imaginar como é que pode alguém dizer que ama, mas impõe tal sofrimento ao amado, privando-o de viver.

Quando se vive debaixo de um ciúme doentio, aumenta-se a possibilidade do adultério:

O ciumento é aquele que de tanto sugerir que seu cônjuge o está traindo, ou na iminência de fazê-lo, que acaba contribuindo para o adultério. Isso é estatístico, é científico, quando se vive debaixo do jugo de um ciumento, tem-se aumentada a possibilidade de um adultério. E não é difícil encontrar as razões, primeiro porque faz do outro um oprimido, um prisioneiro, faz sugestões, indica pessoas, faz com que o outro passe a pensar no caso, e acima de tudo, faz do outro um mal amado que precisa buscar no amante(a) um pouco de refrigério.


Concluindo:

O ciumento excessivo precisa da ajuda Deus, tem que se encher do Espírito, visto que quando se está cheio de Deus se erra menos, agride menos, acusa menos, suspeita menos.

O cimento precisa da ajuda de um médico psiquiatra, com medicação se necessário for.

Se não aceitar ajuda, estará escolhendo o fim de um amor.

Ao ciumento digo, pare de culpar as pessoas ou seu cônjuge. Pare de olhar os outros como seus inimigos e rivais, e também de olhar seu cônjuge como alguém que não tem dignidade, que não merece sua confiança. Seja um pacificador de sua relação.


23 comentários:

Anônimo disse...

O que mais me machuca é que ele age como se eu fosse uma prostituta que arruma um amante em cada esquina. Não dá mais acabou...

Anônimo disse...

JA FUI MUITO CIUMENTA AO PONTO DE QUEBRAR COISAS DENTRO DE CASA PARA ESTRAVASAR ,MAS FUI LIBERTA PELO PODER DE DEUS HOJE SOU FELIZ NO MEU LAR

Anônimo disse...

eu nao sei que faço amo meu marido mas tenho muito ciume dele nao confio penso que ele e como os outro que me fiseram sofrer quando brigamos começo a quebra coisas ..necesito de deus ,...

Anônimo disse...

O QUE MAIS ME DEIXA TRISTE É QUE O MEU MARIDO SABE DE COISAS DE QUE ME MAGOA E QUE NÃO ENRRIQUECERÁ EM NADA NOSSO CASAMENTO.MAS CONTINUA FAZENDO. ELE DIZ QUE NÃO. MAS é SÓ OLHAR O SEU COMPUTADOR PARA VER QUE CONTINUA LENDO AQUELES CONTOS NOJENTOS CHEGANDO ATÉ ENVOLVER CRIANÇAS.QUEM AMA DE VERDADE NÃO PRECISA BUSCAR COMPLEMENTOS.É SÓ DIZER O QUE GOSTA.ENTRE QUATRO PAREDES SÓ DIZ RESPEITO AO CASAL

Anônimo disse...

Muito boa matéria, eu estou passando por isso, tenho cuimes de meu marido c/ uma determinada irmã da igreja,e já chegamos a discutir e ficar sem nos falarmos por vários dias,amo meu esposo e sei q ele me ama, porém ñ tenho tyido forças p/ me livrar desse mal. Ha tempos atras antes de casarmos peguei ele em uma mentira relacionada a traição e desde então ñ consigo confiar plenamente nele, tenho 16 anos de casada e quero mudar urgentemente p/ salvar minha relação .Devo me aproximar da irmã? ela é separada do marido é muito exibida, e bonita também , ele fica constrangido perto dela por saber do meu ciumes, como devo agir??

Anônimo disse...

foi boa mais meu esposo é ciumento agente já brigamos muito o que eu faço pra esse ciúme passar pois DEUS mim deu ele e nao quero que esses ciume nós separer

Anônimo disse...

Nossa, que matéria exemplar, só pode ser inspirada por Deus mesmo, porque através disto, eu percebi realmente que tenho feito o meu marido sofrer, e gostaria de mudar, estou buscando através de oração, fazendo um curso de casados na minha igreja que tem me ajudado muito, mas preciso de mais meios de sair desse ciclo vicioso. de qualquer forma eu agradeço por essas palavras, pois abriu o meu olhar.!!!

Anônimo disse...

eu tenho um ciume essecivo,vijio o meu marido 24 horas desconfio dele o tempo todo.tenho ciume de revista jornal,televisao tenho ciume na igreja,nao deixo ele conversar com mulher nemhuma,tenho ciume da irma dele,me sinto um lixo a mulher mais feia do mun do,depois da minha gravides sinto que estou destruida fisicamente,a mulher pode estar de roupa mas se for bonita eu sinto uma vontade de chorar imensa e sinto que ele olha.me sinto muito mal.se ele vai trabalhar,nao consigi viver feliz penso nele o tempo inteiro,se ele ta comversando com alguem se ta olhando playboy,se ta olhando mulher bonita na rua,se ta desejando alguem se vai conhecer alguem interessante e vai me largar so por que meu corpo sofreu mudanças.penso que ele compara meu corpo com o delas,sou serva de deus a dois anos mais preciso de uma libertacao urgenete,sou casada a dois anos temos um filho e uma filha de outro relacionamento meu.tenho 21 anos.por favor me ajuda pelo amor de deus nao sei o que mais eu faco,eu penso mal de todo mundo e desconfio de todo o mundo.eu idolatro muito corppo de mulher essas mulheres perfeitas e sofro muito por isso olho corpo de mulher o temppo todo e fico pensado se ele tivesse vendo o que passaria na cabeca dele.se vemos um filme para comer alguma coisa ou vamos na igreja etc...se passa alguma melher meu dia acaba e ja brigo com ele.e acabo com ele.me sinto tao feia.penso que homem nao pode ficar com uma mulher amar ela se ela tiver gorda com estria celulite e outras coisas que decorrem depois de uma gravidez,com tanta coisa bonita la fora ele nao vai aguentar resistir ele vai me trair.nimguem vai na mimha casa nao tenho amigas,nao saimos pra outros lugares, na i greja entramos e saimos igual uma estatua.e mesmo se uma mulher estiver com o marido e for bonita penso que ele ta desejando ela.nao consigo confiar nele,por que satanas ta tomando conta do mundo.aonde vamos tem mulheres sensuais nuas bonitas, e etc..aode ele vai seja pra ir no medico fazer compras traballhar penso que ele ta olhando alguem. o que mais me mata e o olhar e nem tanto o fazer.pois ele nao e cego ne.ele nao vive, e da casa pro serviço e do serviço pra casa e nao temos muitas amizades pois nem pessoas casadas eu comsigo me relacionar,o que eu faço me ajuda.

Anônimo disse...

me sinto triste hoje ele ficou com ciumes de um filme romantico "Um homem quando ama uma mulher" nao sei mais o que faço... nem cheguei a ver o filme só cliquei no you tube triste muito triste...:(

Pr Ismael Roselei disse...

Irmã, li o seu comentário, senti vontade de ajudar, então, vou orar por vocês dois. Abraços. Pr Ismael.

Anônimo disse...

Eu tenho muito ciumes do meu marido....por que eu a amo..mais n consigo controlar ele nem pode olhar pra uma mulher que eu ja to brigando com ele ....as vezes ele nem ta olhando ...mais pra mim sim me ajude pastor por favor...

Unknown disse...

Paz!
Sou casada há dois anos e meio com meu marido sou mais velha que ele cinco anos tenho 33 e ele 28 já estou na passando pela luta, pois conheci meu marido via site de relacionamentos, então foi muito rápido sai da minha cidade para ficar com ele, no começo era maravilha depois de um tempo tudo mudou, tenho duas filhas só que a, mas nova é filha dele nos casamos no civil e somos da igreja eu que não era batizada tive preparo e mim batizei logo após o casamento, só que meu marido no começo era muito carinhoso comigo mais o tempo foi passando e ele começou a procurar nova amizade na internet eu descobri, briguei então pediu perdão eu ainda estava magoada, conversei com a esposa do pastor, cheguei pra ele que era a ultima vez que perdoaria e seguimos com o casamento só que eu comecei com os meus ciúmes brigamos direto mais ainda assim estávamos juntos só que eu tive que viajar pra minha cidade e deixei-o aqui depois de um mês voltei e descobri que estava novamente na internet vendo pornografia, chegou a baixar foto de uma mulher aqui no nosso computador desde então tudo mudou um dia esta bem no outro me destrata falei que ele tem nojo de mim, pois não gosta de me beijar e ainda destrata a minha outra filha que foi de meu outro casamento não sei se deixou de me amar sempre pergunto, pois me falava muito que me amava, mas agora parece que tenho que esta lembrando a ele isto mudou muito nunca mais fui à mesma estou tendo até seção de psicologia pra ver se é o fato de eu esta insegura na relação, pois sempre lhe chame a atenção pelo fato de fica olhando mulheres na rua só que falo hoje e amanhã esta tudo de novo não sei o que fazer, estou tentando esta fazendo tratamento, estou orando buscando a Deus pra ele resolver minha vida mim ajude pastor...

Anônimo disse...

Olá,meu relacionamento com meu marido é quase semelhante ao seu,me identifiquei bastante.Nós dois sofremos muito com meu ciúme,quero muito mudar pra salvar meu casamento,até comecei a fazer terapia com uma psicóloga,porque tá muito difícil a situação,nem trtabalhar fora mais ele pode,porque se não brigamos,pra nos manter ele deu um jeito de trabalharmos juntos para não ter contato com outras mulheres.Realmente só Deus no caso(sou católica e nem na igreja vamos mais,medo de dar briga,já não sei o que faço,Deus ajude que a psicóloga possa nos ajudar).

Anônimo disse...

A paz
Eu estou namorando a um ano e quatro meses, Ontem fiquei cm ciúmes do meu namorado porque ele cantou cm uma menina na igreja, eu tentei me controlar mais não consegui.
Eu fique cm ciúmes porque olhei na mao dela e não vi nem uma aliança, e o pastor que pediu para ele cantar cm ela só que ele não sabia, e assim que ele disse ao pastor que ele cantava ele avisou a menina e então derrepente ela ficou toda sorridente ai eu não aguentei, fiquei cm MT ciúmes msm.
Eu sei que eu estou errada mais eu tenho pelo menos um motivo para ficar assim, só que na verdade ela eh casada. Eu estou procurando em sites livros e na palavra do Senhor pois não quero destruir nosso relacionamento nem quero chegar a um ponto de não acreditar no meu namorado. Pastor ore por mim por favor... Abraço e que Deus continue abençoando a vc e a sua esposa

Unknown disse...

Oi, a paz do senhor, olha sou super, hiper ciumenta, por varias vezes quase acabo com meu casamento, sou casada a 15 anos tenho 3 filhos, preciso muito de ajuda, não sei o que fazer,não consigo tomar uma iniciativa, sou muito possessiva , tenho ciumes de tudo , me ajuda..

Unknown disse...

oi , a paz do senhor, sou super, hiper ciumenta, sou casada há 15 anos, tenho 3 filhos , não sei mais o que fazer sou muito ciumenta, tenho ciumes de tudo , por ser tão ciumenta quase acabei com meu casamento por varias vezes, ja entrei em depressão , toma remedio,preciso muito de ajuda...

raina cristina disse...

Eu sou muito ciumenta,obrigada pela essa palavra,me ajudou muito.

Anônimo disse...


Pastor, tenho 5 anos de casada e tenho um bom casamento mais sou uma pessoa um pouco nervosa, mim irrito fácil mente, e tenho sufocado meu marido com muita possessividade. E não consigo controlar, sou muito mandona , quero sempre ser a líder da relação. Não sei o que fazer, meu casamento está acabando, preciso de ajuda.

olá gostaria de um retorno no meu e-mail:
taisecorretordeseguros@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, tem uma menina na minha igreja que ela sente muito ciúmes de mim. Não sei mas o que fazer pois o namorado dela é meu melhor amigo, e o pior de tudo é que eu nunca faço nada.
Mas ela continua tendo ciúmesde mim.
Eu nunca posso falar com ele Abraça-lo pois as pessoas logo falam besteiras.
Vou explicar as pessoas, eu não faço nada como já disse, mas as pessoas inventa várias coisas, como se eu tivesse dando encima do namorado dela. Não sei mas o que fazer. Alguém ppode me ajudar?

Anônimo disse...

Olá, tem uma menina na minha igreja que ela sente muito ciúmes de mim. Não sei mas o que fazer pois o namorado dela é meu melhor amigo, e o pior de tudo é que eu nunca faço nada.
Mas ela continua tendo ciúmesde mim.
Eu nunca posso falar com ele Abraça-lo pois as pessoas logo falam besteiras.
Vou explicar as pessoas, eu não faço nada como já disse, mas as pessoas inventa várias coisas, como se eu tivesse dando encima do namorado dela. Não sei mas o que fazer. Alguém ppode me ajudar?

Anônimo disse...

É muito difícil sonhar em ter uma familia feliz quando tudo que faço sou julgado trabalho ajudo minha esposa mais ela sempre dis que eu nao dou valor a ela vive me julgando que olha para ouras que dou corda e tudo que vc possa imaginar peço a deus paz para nosso lar pois a amo mas esta muito difícil

mari disse...

Tenho treze anos de casada e meu ciumes tá acabando comigo, isso é muito difícil,não tenho amigos homens por isso acho errado essa história de amigàs,esses grupinos de empresa também são uma saco.

Unknown disse...

Meu nome é Gina Christopher, eu só
Quero compartilhar minha experiência e testemunho
Aqui .. eu fui casado por 5 anos a meu
Marido e de repente, outra mulher
Entrou na foto ele começou a me odiar e
Ele era abusivo. Mas eu ainda o amava com todo o meu coração e o queria a todo custo, então ele
Pedido de divórcio minha vida inteira estava virando
Separado e eu não sabia o que fazer ele se mudou
Fora da casa e abandonou as crianças que
Temos, então alguém me disse sobre tentar
Espiritual significa obter meu marido de volta e me apresentou a um nome de conjurador de feitiço Dr.
Uzoya, então eu decidi tentar com relutância.
Embora eu não acreditasse em todas essas coisas,
Então, quando ele fez as orações especiais e feitiço,
Após 2 dias, meu marido veio e foi
Implorando por meu perdão que ele tinha percebido seus erros Eu simplesmente não podia acreditar, estamos de volta juntos agora e estamos
feliz. Caso alguém precise deste homem, seu email
Endereço: druzoyaspiritualtemple@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...